Canavieiras entrega certificados de curso de Estética e carteira do idoso
A Prefeitura de Canavieiras, por meio da Secretaria da Assistência Social, em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), encerrou na tarde desta quarta-feira (23), o curso de estética e maquiagem para usuárias do Bolsa Família. O curso teve duração de três dias de aulas teóricas, com carga horária de oito horas e certificou 25 alunas.
A professora Kelly Gouveia, que ministrou as aulas, explica que um profissional da estética precisa estar por dentro das constantes atualizações para se manter em evidência no mercado. “As alunas tiveram noções básicas de estética e saíram preparadas para atuarem na área da beleza, que vem ganhando cada vez mais espaço”, disse.
Ensinar a produzir e empreender estão entre os objetivos do curso, visando potencializar as habilidades dos beneficiários. “Esses cursos de economia solidária são importantes ferramentas para interferir na pobreza, transformando os beneficiários do Programa Bolsa Família em empreendedores”, explica a secretária Vanessa Leite.
Explica a secretária da Assistência Social, que no final do curso será implantada uma cooperativa, onde as alunas poderão exercitar o conteúdo aplicado. “É uma forma de se incorporarem ao processo produtivo e continuarem exercendo a atividade. Com a renda obtida, pagarão o aluguel e as despesas do local, além, claro, de complementar a renda”, explica a secretária.
Para a secretária da Assistência Social, a promoção de ações que visem incentivar a socialização dos beneficiários do Programa Bolsa Família é uma recomendação do prefeito Almir Melo. “Para isso, realizamos diversas atividades com o objetivo de fomentar a convivência em grupo, incentivando novas perspectivas de vida, inclusive com o fortalecimento de vínculos sociais e familiares”, diz a secretária.
Entrega da carteira do idoso – Na ocasião da entrega dos certificados do curso de estética, a Prefeitura de Canavieiras, por meio da Secretaria da Assistência Social, entregou nesta quarta-feira (23), às 14 horas, um lote de 13 carteiras para passagem interestadual aos idosos dos Grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (GCFV) do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Canavieiras. A Carteira do Idoso é regulamentada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Governo Federal, e emitida pela Secretarias de Assistência Social dos municípios.
O documento, que foi gerado a partir do Cadastro Único, serve de instrumento de comprovação, permitindo ao idoso com idade igual ou superior a 60 anos, e renda menor ou igual a dois salários-mínimos, o privilégio de realizar gratuitamente ou com desconto de 50% (quando não houver agendamento), do valor das passagens interestaduais viagens de ônibus para qualquer estado do Brasil, de acordo com o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/03).
A Secretária de Assistência Social, Vanessa Leite orientou os idosos sobre todo o processo de agendamento das viagens, lembrando-os que o Estatuto do Idoso lhes garante o benefício. “Os idosos que têm como comprovar renda não necessitam da Carteira do Idoso para ter acesso às passagens interestaduais gratuitas ou o desconto no valor. Basta apresentar o comprovante de renda e documento de identidade”, finalizou a secretária.